Contato Via

Construtoras investem em intervenções no entorno dos empreendimentos

Publicado em 02 de dezembro de 2022

Iniciativas valorizam os imóveis e trazem benefícios para moradores e a comunidade da região

O lado de fora dos muros dos condomínios também tem se tornado alvo do mercado imobiliário. Paralelo à construção dos lançamentos, construtoras têm feito intervenções urbanas no entorno dos empreendimentos. São obras como duplicação de vias, pavimentação de ruas, revitalização de espaços públicos, paisagismo, construção de quadras e até obras de drenagem. A iniciativa, além de valorizar o imóvel e atrair o cliente, acaba trazendo benefícios para toda a comunidade da região.

O presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (Ademi-BA), Cláudio Cunha, explica que esse tipo de iniciativa sempre esteve presente, mas “a pandemia reafirmou para o mercado imobiliário a interferência do local da moradia na qualidade de vida das pessoas”.

Cunha não tem dúvidas que essas intervenções acabam não só valorizando o empreendimento e agregando valor à marca da construtora ou incorporadora, mas também beneficiando e transformando a vida de quem vai morar nele ou no entorno. Ele cita como exemplo intervenções feitas por construtoras nos bairros da Barra e de Jaguaribe, no loteamento Aquarius e, mais recentemente, no Horto Florestal.

Marcos Vieira Lima, diretor executivo da MVL Incorporadora, lembra que intervenções urbanas nas vias costumam ser exigências das prefeituras para a construção de grandes empreendimentos que têm a previsão de gerar impacto no trânsito da região. Como acontece, por exemplo, nas obras de grandes shoppings.

“Como gentileza urbana, que é como costumamos chamar quando é apenas uma iniciativa espontânea da construtora, em forma de contrapartida para a comunidade, é mais raro. Mas posso dizer que estamos começando a ver uma maior sensibilidade e um movimento maior neste sentido”, afirma o diretor da MVL.

Vieira Lima vê com bons olhos as chamadas gentilezas urbanas. Já nos casos em que as intervenções são exigências dos órgãos municipais, ele acredita que pode acabar funcionando como uma trava para o lançamento de empreendimentos menores. “Há algum tempo, por exemplo, todo empreendimento lançado em Lauro de Freitas precisava dar uma contrapartida à comunidade, o resultado foi uma inibição nas obras menores”, lembra o diretor executivo da MVL.

Alguns exemplos recentes de gentileza urbana são intervenções no Jardim das Margaridas, bairro onde está sendo construído o condomínio Seletto Salvador Norte, com 16 torres e apartamentos de dois quartos. A Sertenge, construtora responsável pelo empreendimento, está realizando obras de qualificação urbana com alargamento da via, instalação de passeios, drenagem, além da previsão de iluminação pública para o local.

O empreendimento ainda está em fase de pré-lançamento, mas as intervenções urbanas já estão em curso. Entre os principais benefícios das obras, André Ferreira, gerente de incorporações da Sertenge, cita as contribuições com a segurança e acessibilidade aos pedestres e melhoria no ordenamento do trânsito da região.

“Esse tipo de obra nos entornos dos empreendimentos agregam valor ao Imóvel, mas, sobretudo, geram impactos positivos para a comunidade. Nesse caso em especial, garantem à comunidade viver de forma independente e segura, atributos essenciais nos ambientes que garantem melhoria da qualidade de vida às pessoas”, explica Ferreira.

No bairro Parque Jockey Clube, no município de Lauro de Freitas, em um terreno antes desativado, a MRV também está realizando uma série de melhorias urbanas ao redor de um complexo de condomínios. Por lá, a construtora fez a implantação de uma via de mão dupla, um parque, uma praça para a comunidade, além de obras de paisagismo.

Moradores do entorno do Solar Vilas, complexo de condomínios composto por sete empreendimentos e mais de 1.900 unidades, vão poder aproveitar um parque com pista cooper, equipamentos de ginástica, banheiro, paisagismo e uma praça de 3.000 m².

modern business center

Obras no estado

Em 2021, a MRV investiu mais de R$ 9,2 milhões em obras no entorno dos empreendimentos lançados dos municípios de Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, Feira de Santana e Vitória da Conquista. No segundo trimestre deste ano, foram mais de 1,8 milhão em investimentos de melhorias na infraestrutura urbana.

De acordo com o gestor de desenvolvimento imobiliário da construtora, Ivan Barreto Sardinha Filho, as melhorias feitas neste período buscam garantir acessibilidade, segurança e lazer para o desenvolvimento das comunidades. Entre as obras desse tipo já realizadas pela construtora estão a construção de quadras, revitalização de espaços públicos, alargamento de vias, drenagem e até estações de tratamento de água e esgoto.

Além dessas obras, a MRV investiu em 2021 no plantio de 158.305 mudas de árvores no país. A iniciativa teve finalidade de recompor áreas de preservação ambiental, mas também de contribuir com o paisagismo do espaço urbano.

“Essas ações fazem parte da estratégia de negócio e posicionamento das atividades da empresa. Construir e entregar empreendimentos vai muito além de uma obra. É sobre envolver e influenciar toda uma comunidade, dentro e fora do condomínio”, afirma o gestor da MRV.

Sardinha Filho explica também que esse tipo de melhoria é executada sem qualquer parceria e durante as primeiras implementações das obras do empreendimento. Antes, porém, é necessário entender as demandas da comunidade e de cada região. Para isso, são realizadas, segundo o gestor, reuniões com equipes da prefeitura do município onde a obra está sendo feita.

Fonte